Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHerschmann, Micael Maiolino-
dc.contributor.authorSalles, Camila Cabral-
dc.date.accessioned2017-06-14T17:23:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:44Z-
dc.date.issued2009-12-07-
dc.identifier.citationSALLES, Camila Cabral. Jornalismo feminino e sociedade de consumo: estudo de caso do caderno ELA do Jornal O Globo. 2009. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2254-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleJornalismo feminino e sociedade de consumo: estudo de caso do caderno Ela do jornal O Globopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096pt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Maria Helena-
dc.contributor.referee2Villaça, Nizia Maria Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4141738725910147pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a evolução histórica do jornalismo feminino no Brasil, na tentativa de entender mais profundamente suas características, estratégias lingüístico-discursivas, intenções, bem como seus assuntos mais recorrentes. Busquei analisar a representação da mulher na imprensa feminina brasileira e levantar alguns questionamentos: qual a imagem transmitida (ou que se tenta transmitir) pelos veículos especializados em públicos femininos? Que esteriótipos, modas, modelos, modismos, estrangeirismos, nacionalismos, enfim, qual ideologia que se buscar comunicar? O estudo também analisa a relação entre jornalismo feminino e sociedade de consumo, trabalhando outros temas contemporâneos importantes como construção de identidade e estilos de vida. Devido à impossibilidade de uma análise mais profunda sobre a representação da mulher ao longo dos anos – visto que são mais de dois séculos de existência da imprensa feminina -, busquei delimitar o objeto de pesquisa através de um estudo de caso. Assim, os conteúdos veiculados no caderno ELA, suplemento semanal do jornal O Globo, foram minuciosamente avaliados, a fim de perceber como a imprensa feminina constrói e espelha múltiplas imagens da mulher do século XXI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSALLES.pdf208.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.