Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22683
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Produção do setor agropecuário fluminense: uma análise de economia regional entre os anos de 1990 e 2019
Autor(es)/Inventor(es): Manzatto, Lucas Restum Hissa
Orientador: Mathias, João Felippe Cury Marinho
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a estrutura e distribuição produtiva da agropecuária do estado do Rio de Janeiro e as principais atividades deste setor, detalhando a evolução temporal e a posição atual. Para isso, seguindo a metodologia de Oliveira e Gasques (2019) foram utilizadas os indicadores primordiais estabelecidos na literatura de Economia Regional (Quociente Locacional, Coeficiente de Localização, Coeficiente de Especialização, e Coeficiente de Redistribuição), utilizando as medidas de área colhida (ha) da agricultura e efetivo de rebanho da pecuária (quantidade de cabeças) anuais do IBGE de 1990 a 2019 para as mesorregiões do estado. O Quociente Locacional demonstrou quais mesorregiões fluminenses foram consideradas significativas em cada atividade em cada recorte temporal, assim como o acréscimo e decréscimo de importância, comparativamente a totalidade do contexto estadual. Já o cálculo do Coeficiente de Localização apresentou que nenhuma atividade agropecuária, dentre as selecionadas, teve um padrão de concentração muito mais intenso que a média estadual ao longo da série temporal. Os resultados mais elevados, por outro lado, foram o cultivo da laranja em 2000 e 1990 e o cultivo do café em 2019 e 2010, o que mostra como a laranja na década de 1990 e o café na década de 2010 foram as alternativas da agricultura fluminense ao predomínio da cana-de-açúcar na mesorregião Norte. O Coeficiente de Especialização, por sua vez, mostrou que nenhuma mesorregião fluminense obteve significativa intensidade em concentração regional, tanto da agricultura quanto da pecuária. Porém, foi destacado no trabalho como, na agricultura, o Noroeste Fluminense teve trajetória ascendente do indicador ao longo dos anos (atingindo máximo de todas as mesorregiões em 2019) e as Baixadas percorreram o sentido oposto, se aproximando do padrão de concentração estadual. Por fim, os resultados do Coeficiente de Redistribuição indicaram que não houve reestruturação profunda, tanto da agricultura, quanto da pecuária fluminense, mesmo que tenha ocorrido forte alteração no total de área colhida (ha) e efetivo de rebanho (cabeças) entre 1990 e 2019. O conhecimento dos padrões da estrutura e distribuição produtiva dessas atividades possibilita que políticas públicas sejam formuladas, implementadas e avaliadas com o objetivo do desenvolvimento rural fluminense, tendo em vista o histórico e posição atual do setor.
Palavras-chave: Agropecuária
Economia regional
Rio de Janeiro (Estado)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Mai-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MANZATTO, Lucas Restum Hissa. Produção do setor agropecuário fluminense: uma análise de economia regional entre os anos de 1990 e 2019. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRHManzatto.pdf624.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.