Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2276
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Julia Wiltgen Castello da
Orientador: Oliveira Jr., Paulo Roberto Pires de
Resumo: Descreve a visão que o jovem literato Machado de Assis tinha sobre a crônica e o jornal, a partir de uma análise das crônicas que o autor publicou em seus primeiros vinte anos de produção na imprensa periódica. A ideia é compor o olhar de um jovem entusiasmado frente às novidades da época: o jornalismo, a possibilidade de viver de sua pena e a própria crônica, essa tribuna que lhe permitiu a exposição de opiniões por vezes controversas. Para isso, foi necessária uma ampla contextualização. Primeiramente, conceituar a crônica, esse gênero híbrido entre jornalismo e literatura, mostrando que não só Machado como muitos outros cronistas se empenharam em defini-lo em seus escritos; em segundo lugar, delinear as origens e a constituição da crônica moderna brasileira, da qual Machado foi um dos precursores; em seguida, apresentar as condições históricas da época, que influenciaram diretamente o conteúdo e a forma da crônica machadiana, além de discutir a presença dos escritores nas redações na segunda metade do século XIX. A partir da leitura e da análise da metalinguagem nos textos que Machado publicou na imprensa foi possível, enfim, compor um quebra-cabeça com as suas definições de crônica. Uma reflexão que contribui para entendermos melhor a relação entre literatura e jornalismo e desvendarmos um pouco os mistérios desse gênero tão amado no Brasil.
Palavras-chave: Critica literária
Machado de Assis
Jornalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Julia Wiltgen Castello da. O útil e o fútil: o jornal e a crônica na visão do jovem Machado de Assis. 2009. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2276
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCOSTA.pdf546,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.