Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2440
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação na educação infantil: teoria, concepções e práticas
Autor(es)/Inventor(es): Coutinho, Sandra Brandão
Orientador: Guimarães, Daniela de Oliveira
Resumo: Investigar se há, e quais são os critérios norteadores para avaliação na Educação Infantil (na cidade do Rio de Janeiro), presentes na legislação vigente. Ele consta de pesquisa documental e teórica e da análise de fichas de avaliação. O trabalho está divido em dois capítulos, o primeiro: “Avaliação na Educação Infantil na legislação vigente”, onde foi feita a análise tanto dos documentos oficiais nacionais: Constituição Federal, Plano Nacional de Educação, Estatuto da Criança e do Adolescente, Leis de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, quanto os de cunho municipal da cidade do Rio de Janeiro: Orientações Curriculares e Caderno de Avaliação na Educação Infantil voltados para essa área e o segundo: “Avaliação mediadora entre conceitos e práticas”, onde se é lançado um olhar teórico acerca do assunto baseando-se principalmente na perspectiva de avaliação mediadora, criada pela autora Jussara Hoffmann e onde são feitas as análises das fichas. Percebe-se com esta pesquisa que a avaliação na Educação Infantil não deve ser suprimida em um único instrumento e que ela deve gerar mudanças que beneficiem o desenvolvimento das crianças.
Palavras-chave: Educação infantil
Avaliação da educação
Legislação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COUTINHO, Sandra Brandão. Avaliação na educação infantil: Teoria, Concepções e Práticas. 2016. 55 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2440
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SBCoutinho.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.