Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2687
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Adaptações literárias no Cinema e como elas incentivam a Leitura: o caso Harry Potter
Autor(es)/Inventor(es): Bruno, Bruna Brasil Seixas
Orientador: Fidalgo, Lucia Maria da Cruz
Resumo: Muitos livros foram adaptados para o cinema, transformados em filmes. Existe uma concepção coletiva de que assistir ao filme desestimula a leitura do livro. Portanto, o objetivo desse trabalho é analisar se de fato o consumo dos filmes afeta negativamente o consumo dos livros ou se a adaptação literária no cinema pode vir a ser um incentivo a leitura. É inegável que a leitura é de suma importância na vida de qualquer pessoa, principalmente para crianças e jovens que ainda estão em formação, oferecendo-os mais conhecimento e enriquecendo seu vocabulário. O estudo de caso desse trabalho será sobre a saga Harry Potter, que é uma série de sete livros adaptados em oito filmes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de leitura de textos para adquirir conhecimento sobre o tema; as pesquisas quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de questionário e entrevista com leitores de Harry Potter que também viram o filme e que participam da comunidade “Harry Potter – J. K. Rowling” na rede de relacionamento online Skoob.
Palavras-chave: Adaptação (Literatura)
Formação de leitores
Literatura fantástica
Harry Potter (livro)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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