Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2745
Tipo: Dissertação
Título: Análise de estruturas no estado plano de tensões e deformações com materiais elásticos, ortótropos e não lineares
Autor(es)/Inventor(es): Obino Neto, Artur
Orientador: Carneiro, Fernando Luiz Lobo Barboza
Resumo: Análise de estruturas segundo uma Teoria da Elasticidade Não Linear com respeito as propriedades dos materiais. O princípio da estacionaridade da energia é utilizado com condições de elasticidade mais fracas que a Lei de Hooke Generalizada. Para a resolução de problemas de estado plano de Tensões ou Deformações é utilizado o método dos elementos finitos. Sendo que este enfoque recai na resolução de um sistema de equações não lineares, portanto é necessário um processo incremental-iterativo para resolução do mesmo. Aplicou-se o trabalho a estruturas de concreto supondo que este material funcionasse segundo lei proposta pelo C.E.B.. A análise é feita até a rotura, que na compressão admitia a envoltória de Coulomb-Mohr, enquanto que na tração era suposto o critério de máxima tensão.
Resumo : Structural analysis for elastic-materials with non-linear constitutive equations. The principle of stationary energy is shown under weaker conditions than the usual assumption of a generalized Hooke's law. The finite element method is used for solving plane stress and plane strain problems. This method leads to a system of non-linear equations, which requires an incremental-iterative procedure to achieve the solution. The theory is applied to concrete structures, assuming that the material behaves according to the C.E.B. standards. The analysis was performed increasing the external forces until the colapse of the structure, assuming the Coulomb-Mohr covering for compression and the maximum stress criterion for tension stresses.
Palavras-chave: Estruturas
Deformação e estresses
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-1975
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2745
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
137901.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.