Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2821
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A dinâmica do movimento circular (uma proposta para o Ensino médio) |
Author(s)/Inventor(s): | Benevides, Rodrigo Corrêa de Sá e |
Advisor: | Dias, Penha Maria Cardoso |
Co-advisor: | Santos, Wilma Machado Soares |
Abstract: | Apresenta uma proposta para introduzir o movimento circular para o aluno de Ensino médio. O foco é colocado na dinâmica e não na cinemática, como abordado usualmente nos livros. Foi elaborado material didático envolvendo uma demonstração, um experimento e textos didáticos de História da Física; nos textos de história, são apresentados os problemas que levam à formulação dos conceitos. Um pressuposto metodológico é que a História da Física é um bom organizador prévio no processo de ensino-aprendizagem, segundo a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausebel. A História viabiliza, também, a compreensão da ciência como construção e o reconhecimento do sentido histórico da ciência, atendendo a necessidade de contextualização no ensino da Ciência, requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planos de aula descrevendo a aplicação para alunos de 1ª série do Ensino médio do Colégio Pedro II são apresentados com detalhes. |
Keywords: | Movimento Circular Ensino de física |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Jun-2007 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCSBenevides.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.