Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2821
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A dinâmica do movimento circular (uma proposta para o Ensino médio)
Author(s)/Inventor(s): Benevides, Rodrigo Corrêa de Sá e
Advisor: Dias, Penha Maria Cardoso
Co-advisor: Santos, Wilma Machado Soares
Abstract: Apresenta uma proposta para introduzir o movimento circular para o aluno de Ensino médio. O foco é colocado na dinâmica e não na cinemática, como abordado usualmente nos livros. Foi elaborado material didático envolvendo uma demonstração, um experimento e textos didáticos de História da Física; nos textos de história, são apresentados os problemas que levam à formulação dos conceitos. Um pressuposto metodológico é que a História da Física é um bom organizador prévio no processo de ensino-aprendizagem, segundo a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausebel. A História viabiliza, também, a compreensão da ciência como construção e o reconhecimento do sentido histórico da ciência, atendendo a necessidade de contextualização no ensino da Ciência, requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planos de aula descrevendo a aplicação para alunos de 1ª série do Ensino médio do Colégio Pedro II são apresentados com detalhes.
Keywords: Movimento Circular
Ensino de física
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCSBenevides.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.