Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2884
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Publicação customizada como ferramenta de marketing: o encontro do jornalismo com o marketing na revista TAM nas Nuvens
Author(s)/Inventor(s): Shimada, Natália
Advisor: Barbosa, Gabriel Collares
Abstract: Estuda a utilização da publicação customizada como ferramenta de marketing pelas empresas. Tem como objetivo principal mostrar como o jornalismo e o marketing alcançam um equilíbrio na publicação e quais são os ingredientes editoriais, discursivos e visuais desta ferramenta. Para realizar tal análise, é utilizado um estudo de caso, a partir de uma publicação em particular: a revista TAM nas Nuvens, uma das ações do entretenimento de bordo da empresa TAM Linhas Aéreas. Nela, analisa-se como o marketing se utiliza dos elementos jornalísticos e vice-versa e como os discursos do marketing e do jornalismo se articulam para que o resultado desta mistura atinja os objetivos da marca: a construção, o reforço e a diferenciação da marca junto ao consumidor, para que se possa promover sua fidelização.
Keywords: Jornalismo impresso
Marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Jul-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SHIMADA, Natália. Publicação customizada como ferramenta de marketing: o encontro do jornalismo com o marketing na revista TAM nas Nuvens. 2010. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NShimada.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.