Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Lígia de Farias-
dc.contributor.authorCosta, Edson da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-22T17:50:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:40Z-
dc.date.issued2005-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2889-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEquilíbrio mecânico: uma nova proposta para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoAborda os conceitos chaves para o estudo de equilíbrio mecânico através de diversos experimentos que nos permitiu fazer uma análise qualitativa dos conceitos abordados. A intenção deste trabalho foi permitir o aprendizado dos tipos de equilíbrio (estável, instável e indiferente), condições de equilíbrio, equilíbrio estático e dinâmico. Para isso trabalhamos assuntos que nos permitiram entender os conceitos chaves acima, sendo estes: fundamentação do conceito de inércia, equilíbrio de ponto material e corpos extensos, centro de massa, torque, binário. Além disso, trabalhamos fazendo comparações entre algumas grandezas angulares com algumas grandezas lineares (Força vs Torque; Inércia vs momento de inércia; Momento linear vs Momento angular), discussão trazida por poucos livros didáticos de Ensino Médio, devendo ser uma das tendências futuras do mesmopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESCosta.pdf5.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.