Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2928
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Termometria através do computador
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Bernardo de Mello Medina Isidoro
Orientador: Pimentel, Roberto
Coorientador: Aguiar, Carlos Eduardo M.
Resumo: O que acontece com a temperatura interna do congelador quando o abrimos para retirar cubos de gelo? É verdade que uma peça de carne continua cozinhando mesmo após ter sido retirada do forno? O que é o fenômeno de super-resfriamento? É possível detectá-lo? Para responder a estas e outras questões de física térmica, o computador é utilizado como termômetro pela adaptação de um termistor ao circuito elétrico de um joystick, permitindo aquisição automática de dados através da porta de jogos. A construção e calibração do termômetro são descritos neste trabalho, assim como um conjunto básico de experimentos e seus resultados, tendo em vista aplicações a atividades de caráter didático. Por fim, apresentamos os resultados da aplicação deste Projeto de Instrumentação em turmas da segunda série do ensino médio do Cap-UFRJ, a cujos alunos foram propostos a montagem, a calibração e a utilização do termômetro em projetos abertos de pesquisa, sob coordenação do Professor de Física, nos anos letivos de 2005 e 2006.
Palavras-chave: Termometria
Termodinâmica
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2928
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMMILopes.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.