Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2973
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mídia sociedade brasileira e a construção do personalismo político: a herança Lula para a candidata Dilma Rousseff
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Mariana Freire
Orientador: Taddei, Renzo Romano
Resumo: Discute a política eleitoral a partir da atuação da mídia e de uma análise da sociedade brasileira. Dessa forma, procura perceber como o lugar privilegiado de fala dos meios de comunicação, e a hierarquia social brasileira - onde coexistem o “indivíduo” e a “pessoa” -, são caminhos possíveis na construção do personalismo político. Na abordagem sobre a mídia, o estudo reúne as obras: “Public Opinion”, de Walter Lippmann; A construção da política, de Alessandra Aldé; e o ensaio O Narrador, de Walter Benjamin. Para a crítica à sociedade brasileira, Carnavais, malandros e heróis, de Roberto DaMatta. Além disso foram analisados trechos de 4 entrevistas realizadas com empregadas domésticas e um profissional de marketing político sobre o personalismo na política.
Palavras-chave: Mídia
Análise do discurso
Política
Personalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LOPES, Mariana Freire. Mídia sociedade brasileira e a construção do personalismo político: a herança Lula para a candidata Dilma Rousseff. 2010. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2973
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLopes.pdf522,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.