Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3072
Tipo: Artigo
Título: Estudos Culturais, diferença e surdez: uma leitura teórica
Título(s) alternativo(s): Cultural studeis, difference and deafness: a theoritical reading
Autor(es)/Inventor(es): Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do
Resumo: O presente ensaio tem como principal objetivo a análise das contribuições críticas e teóricas dos Estudos Culturais acerca da compreensão da surdez enquanto diferença, rompendo com a ideia de deficiência que orientava as leituras da surdez e do sujeito surdo. A presente análise parte da constatação de que a compreensão da comunidade surda enquanto um grupo minoritário que instaura um elemento de distinção na cultura hegemônica, resultando na construção de uma nova forma de representação do Outro sob o prisma da diferença é resultado da apropriação de conceitos como identidade, diferença e cultura a partir de uma perspectiva política. Para a obtenção deste objetivo, busca-se construir uma revisão bibliográfica que se estrutura em três eixos de análise: o primeiro focado na investigação das questões que orientaram a formação da disciplina Estudos Culturais; o segundo tem como objetivo discutir o conceito de diferença à luz das contribuições de teóricos pós-estruturalistas e dos Estudos Culturais e, por fim, o terceiro eixo examina o uso do conceito de diferença enquanto ferramenta crítica e teórica para o tratamento da surdez e do sujeito surdo.
Resumo : The main aim of this essay is to analyze the critical and theoretical contributions of the Cultural Studies on the understanding of deafness as difference, breaking with the idea of disability which guided the readings of deafness and of the deaf subject. The present analysis draws from the acknowledgement that the understanding of the deaf community as a minority group that establishes an element of distinction in the hegemonic culture, resulting in a new form of representation of the Other under the perspective of difference, is the result of the appropriation of concepts such as identity, difference and culture from a political perspective. In order to achieve this aim, we pursue a bibliographical review structured in three analytical axis: the first one is focused on the investigation of the questions which guided the formation of the field of Cultural Studies; the second aims at evaluating the concept of difference in light of the contributions by post-structuralist and Cultural Studies theoreticians, and, lastly, the third axis examines the use of the concept of difference as a critical and theoretical tool for the treatment of deafness and of the deaf subject.
Palavras-chave: Estudos Culturais
Diferença
Surdez
Identidade
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Departamento: Faculdade de Letras
Editor: Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação
In: Periferia: Educação, Cultura & Comunicação
Volume: 9
Número: 1
Data de publicação: 1-Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISSN: 1984-9540
URI: http://hdl.handle.net/11422/3072
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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