Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3083
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Uma proposta para ensinar física: o conceito de campo e a sua evolução histórica |
| Author(s)/Inventor(s): | Magalhães, Murilo de Freitas |
| Advisor: | Santos, Wilma Machado Soares |
| Abstract: | Proposta alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, tendo como inspiração a Teoria Construtivista proposta por Ausubel e Novak. Não se trata somente de ensinar os alunos, mas sim de fazê-los aprender os complexos conceitos que estão envolvidos na noção de campo em Física. A História da Física – por apresentar os problemas que levaram à descoberta, seja, de um dado conceito – mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo um papel auxiliar. A importância desses conceitos na pesquisa corrente em Física é ilustrada pelo Filtro de Wien. |
| Keywords: | Campo elétricomagnético Construtivismo (Educação) Ensino médio |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS |
| Production unit: | Instituto de Física |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Jun-2001 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MFMagalhaes.pdf | 5.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.