Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/318
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Rosana Alencar de
Tutor: Feijó, Mário
Resumen: A literatura feita para crianças e jovens nem sempre foi levada a sério. Hoje se sabe que o gosto pela leitura começa na infância, principalmente com as histórias que ouvimos. Por isso, os públicos infantil e juvenil constituem uma parcela importantíssima do imenso mercado editorial atualmente. Pensando nessa promissora fatia do mercado de livros, as editoras se esforçam cada vez mais para adaptar seus produtos para um novo público. Uma técnica que tem sido bastante utilizada é a adaptação de clássicos brasileiros para o público infantojuvenil. Podendo contar com um vasto catálogo de clássicos nacionais, principalmente romances e contos, os editores aproveitam algumas dessas obras para apresentá-las de uma nova forma às crianças e jovens, recontando as histórias muitas vezes na íntegra, mas com um novo projeto gráfico, mais adequado ao leitor que se quer atrair. É por meio de uma análise (do ponto de vista editorial) desses livros que poderemos entender melhor como funciona todo esse processo de adaptação de um produto editorial para um novo público. No presente trabalho, algumas obras derivadas de João Guimarães Rosa serão estudadas para exemplificar como é possível iniciar o público infantojuvenil na leitura de autores consagrados. São elas: O burrinho pedrês, Fita verde no cabelo e Zoo, todos lançados pela editora Nova Fronteira.
Materia: Produção editorial
Literatura infantil
Livro infantil
Guimarães Rosa
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-nov-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MORAES, Rosana Alencar. Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público. 2009. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Produção editorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monografia.pdf976.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.