Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3191
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O discente de Pedagogia e os desafios da inclusão na escola: o olhar do mediador escolar
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Ana Paula Teijido Barroso de
Orientador: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Resumo: Discutir a inclusão é tarefa, no mínimo, desafiadora. Inclusão vem do latim includere, que significa “fazer parte de” ou “participar de”. Se o aluno não está incluído, “não faz parte de” um determinado grupo. Percebo, então, que se faz necessário pensar para além da esfera das crianças com necessidades educacionais especiais e avançar na discussão da relação que a escola estabelece com o “diferente”, identificado a partir de um ‘padrão’ previamente definido. A fim de facilitar a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, cada vez mais as instituições estão contratando estudantes de Pedagogia para atuarem como mediadores desses alunos em uma classe regular para mediar o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem o intuito de discutir e identificar os possíveis desafios vividos no dia a dia pelo discente de Pedagogia enquanto mediador escolar. A abordagem da pesquisa maior será qualitativa, com observação participante, tendo como um dos instrumentos aplicação de questionário a discentes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ que atuam ou já atuaram como mediador escolar. Como base para análise dos dados que foram levantados pelo campo, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema e é neste recorte que o presente trabalho se insere. Pensando na mediação escolar e nos dias de hoje, muito se discute e se reflete sobre esta prática, mas não se encontra material suficiente que aborde diretamente o papel do mediador escolar. Ademais, buscou-se responder as questões levantadas pela pesquisadora durante a experiência como mediadora sobre qual seria a função e a formação do mediador escolar, se existe especialização e se sua presença tem amparo legal. Sendo assim, procurou analisar os documentos referentes à Educação Especial e inclusão, que possam nortear o trabalho do mediador escolar. Portanto, a presente pesquisa reforça que o tema proposto é de suma importância, devendo incentivar novas pesquisas para fomentar a teoria.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Mediação pedagógica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Ana Paula Teijido Barroso de. O discente de Pedagogia e os desafios da inclusão na escola: o olhar do mediador escolar. 2016. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3191
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APTOliveira.pdf616,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.