Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/320
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A edição sem editores: os riscos culturais da concentração empresarial em editoras de livros
Author(s)/Inventor(s): Vieira, Taynée Mendes
Advisor: Feijó, Mário
Abstract: A compra de editoras menores por grupos editoriais e a chegada de grupos estrangeiros para atuar no mercado do livro no Brasil são fenômenos recentes observados no atual cenário editorial brasileiro, mas que ainda não possuem um estudo aprofundado. Nesse sentido, este trabalho visa investigar esses fenômenos e apresentar as possíveis implicações culturais no que tange à oferta de títulos, isto é, à biblio diversidade. Observa-se que a concentração de editoras em empresas genéricas de comunicação também afeta a natureza do trabalho do editor. A partir de pesquisa bibliográfica e entrevistas, é traçado um panorama dos principais grupos editorias que atuam internacionalmente, bem como das principais aquisições de editoras no Brasil.
Keywords: Produção editorial
Mercado editorial
Joint venture
Concentração de mercado
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Sep-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VIEIRA, Taynée Mendes. A edição sem editores: os riscos culturais da concentração empresarial em editoras de livros. 2009. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_final.pdf327.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.