Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3228
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorXavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.contributor.authorSilva, Carolina Lorena Almeida da-
dc.date.accessioned2017-12-01T18:21:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Carolina Lorena Almeida da. A atuação do pedagogo nas empresas e o desafio da diversidade cultural. Rio de Janeiro, 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3228-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTreinamento de pessoalpt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.titleA atuação do pedagogo nas empresas e o desafio da diversidade culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoObserva a atuação do pedagogo nas empresas e como pode contribuir para a criação de ambientes institucionais, capazes de lidar com a diversidade e as diferenças. Para tanto, fundamentado nos pressupostos do Multiculturalismo Crítico, que preconiza a valorização da diversidade cultural e o desafio a preconceitos, estereótipos e todas as formas de discriminação, tendo como categoria central a identidade e seus processos de formação, este trabalho teve como objetivos: analisar as contribuições do multiculturalismo diante do contexto social e educacional contemporâneo; identificar as possibilidades de formação/atuação do pedagogo em espaços não-escolares, em especial, no campo empresarial e discutir e analisar o papel do pedagogo empresarial frente aos desafios da diversidade cultural existente nos contextos organizacionais. As análises revelaram que tanto as questões multiculturais, assim como, a discussão sobre o papel/formação do pedagogo para atuar em espaços empresariais, aparecem como campos de estudo relevantes para os contextos corporativo, social e educacional. Percebeu-se, entretanto, que apesar da existência de uma multiplicidade de abordagens/estudos que analisam e ratificam a importância das duas temáticas principais deste trabalho, o multiculturalismo e a atuação do pedagogo nas empresas, não encontramos pesquisas nas quais ambas se articulem, evidenciando uma lacuna na área que precisa urgentemente ser preenchida, uma vez que argumentamos que o pedagogo nos ambientes empresariais, por seu caráter educador/conciliador e por meio de suas práticas profissionais, pode contribuir sobremaneira para o desenvolvimento de ambientes corporativos mais respeitosos e valorizadores da diversidade cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLASilva.pdf403.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.