Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3274
Tipo: Dissertação
Título: Vibração longitudinal de barras de secção variável
Autor(es)/Inventor(es): Back, Nelson
Orientador: Bevilacqua, Luiz
Resumo: Determinação das frequências e dos modos naturais de vibração de barras com secção variável. A primeira parte, que é um estudo prolongado em barras de secção uniforme sob diferentes condições de contorno, tem por finalidade uma base de comparação dos resultados obtidos posteriormente. Na segunda parte são estudadas determinadas formas particulares de variação da secção para as quais é possível obter uma solução analítica de forma convencional. Poucos são estes casos que consideramos de interesse prático. Finalmente obtém-se uma solução para um caso geral uma vez que a função de secção da barra admite um desenvolvimento em série de Fourier. Este método de análise apresenta a grande vantagem de nos permitir o cálculo das frequências e dos modos naturais de vibração para as mais diversas condições cinética e potencial total. É possível constatar a rápida convergência do método além da grande precisão dos resultados obtidos no exemplo, principalmente quando analisamos o valor encontrado no caso limite da barra uniforme.
Palavras-chave: Barras
Vibrações
Estática das estruturas
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-1968
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3274
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
118080.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.