Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/353
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O gênero na propaganda televisiva: um registro informacional de memória social
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Kizzi Helena de Castro de Lucena
Advisor: Pereira, Patrícia Mallmann Souto
Abstract: O tema desse trabalho é desigualdade de gênero, com foco em propagandas televisivas no contexto social do machismo. Esta pesquisa objetiva analisar se as propagandas televisivas, consideradas como registro informacional de memória social, demonstram uma reconsideração da mulher na sociedade em relação à desigualdade social, a partir de uma perspectiva de análise temporal, partindo-se da hipótese afirmativa. Os procedimentos metodológicos adotados foram o de pesquisa descritiva com uma análise quali-quantitativa dos dados. A técnica utilizada para a coleta de dados foi pesquisa documental. Considerando o efeito social da comunicação televisiva pelo viés dos estudos de recepção midiática, pretendeu-se demonstrar que a propaganda televisiva representa um reflexo da memória coletiva e da cultura vigente. Através da análise de uma amostra de aproximadamente 130 propagandas, concluiu-se que há uma reconsideração do papel social da mulher em relação à desigualdade de gênero, entretanto, ainda longe do esperado, com indícios da perpetuação de padrões étnicos e estéticos, bem como o reforço de papéis tais quais mãe, esposa e conquista amorosa.
Keywords: Feminismo
Gênero
Memória social
Machismo
Propaganda televisiva
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Nov-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KHCLFERNANDES.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.