Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/355
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A Competência em Informação nas bibliotecas escolares de Duque de Caxias – RJ: uma análise a partir do desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Patrícia dos Santos Dias
Orientador: Zattar, Marianna
Resumo: A pesquisa aborda a relação entre e a Competência em Informação e o desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Procura conhecer inciativas dos programas de Competência em Informação realizados no ano de 2013 nas quinze escolas de ensino médio com o melhor desempenho no ENEM deste mesmo ano no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Identifica a presença das bibliotecas e de programas de Competência em Informação (e os objetivos dos mesmos) nas escolas selecionadas. Para isso, aborda a Competência em Informação, seu histórico e o papel educativo do bibliotecário. Conceitua biblioteca escolar e relaciona a Competência em Informação nesse espaço. Retrata o ensino escolar no Brasil e relata os métodos de avaliação escolar e a relação entre Competência em Informação no Brasil e nas escolas de ensino médio em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos configuram esta pesquisa é de caráter descritivo, de abordagem qualitativa com revisão bibliográfica, com a utilização de um questionário enviado aos bibliotecários a fim de conferir os programas de Competência em Informação nas escolas. Tem como resultado a inexistência de programas de Competência em Informação nas bibliotecas que responderam a pesquisa e a dúvida se existem programas nas demais. Conclui que embora não existam programas de Competência em Informação, a iniciativa de se possuir espaços dedicados às bibliotecas e salas de leitura mostra uma boa estrutura nas escolas sendo possível a implantação de futuros programas de Competência em Informação nas mesmas.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar
Avaliação Escolar
Competência informacional
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Nov-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSDMOREIRA.pdf776.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.