Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3582
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Como a nova classe média é retratada pela mídia: análise da estreia do programa "Esquenta"
Autor(es)/Inventor(es): Filgueiras, Bruna Ventura Ferreira
Tutor: Sodré, Muniz
Resumen: Análise teórica da abordagem e conceituação da nova classe média e a forma como ela tem sido retratada pela mídia. O objeto de estudo é a edição de estreia do programa “Esquenta”, que integra a grade de programação da TV Globo durante os meses de verão desde janeiro de 2011. Apresentada por Regina Casé, a atração aborda temáticas relacionadas à periferia. Além de apresentações musicais e de dança, o programa possui quadros de humor e entrevistas. Trabalha-se a influência dos programas comandados pelo apresentador Chacrinha e as aproximações e distanciamentos do Esquenta com a estética do grotesco. Por fim, são feitos apontamentos sobre até que ponto a conquista da visibilidade midiática das classes emergentes é uma consequência mercadológica e até que ponto é resultado da efetiva luta, movimento e produção cultural da periferia.
Materia: Classes sociais
Identidade cultural
Programa de televisão
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-jul-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FILGUEIRAS, Bruna Ventura Ferreira. Como a nova classe média é retratada pela mídia: análise da estreia do programa "Esquenta". 2012. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BFilgueiras.pdf436.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.