Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3647
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O novo lugar do videoclipe: da TV musical aos canais virtuais
Autor(es)/Inventor(es): Palma, Louise Gonzaga Alves
Orientador: Salis, Fernando Alvares
Resumo: Aborda a transição do videoclipe da televisão para os canais virtuais. Através de uma revisão bibliográfica, é feita uma análise histórica e socioeconômica do formato, a fim de mostrar como surgiram os canais musicais e, posteriormente, como a internet modificou a produção e a estética deste gênero audiovisual. O trabalho traça um paralelo entre a queda de audiência da TV e o crescimento das plataformas digitais, analisando a relevância deste movimento na determinação do novo lugar do videoclipe. O enfoque na produção de videoclipe para a internet, levando em conta as mudanças ocorridas na indústria fonográfica e o acesso aos meios de produção, é concluído com um estudo de casos de videoclipes que estrearam na rede e bateram recordes no número de acessos.
Palavras-chave: Novas tecnologias da comunicação
Convergência
Videoclipe
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Jul-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PALMA, Louise Gonzaga Alves. O novo lugar do videoclipe: da TV musical aos canais virtuais. 2012. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPalma.pdf494.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.