Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3675
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A construção de valores e identidades no universo infantil na televisão brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Monteiro, Carolina da Costa
Orientador: Tucherman, Ieda
Resumo: Verifica como as crianças são representadas na televisão e quais são os valores e sentidos utilizados para consolidar conceitos e associações inerentes ao universo infantil, que foram construídos no imaginário da sociedade brasileira ao longo do tempo. Analisa os motivos pelos quais as crianças são identificadas através de determinadas características, que reproduzem fórmulas de sucesso nos telejornais, nas telenovelas, nos programas infantis e nas propagandas publicitárias. O estudo reúne obras como: História social da criança e da família, de Philippe Ariès; Olhares sobre a criança no Brasil – séculos XIX e XX, das autoras Martha Abreu, Alessandra Martinez e Irene Rizzini; Televisão, publicidade e infância, de Irene Sampaio, além de outras bibliografias. Há, também, a transcrição de cerca de 5 minutos da edição do dia 24 de março de 2008, do Jornal Nacional da Rede Globo, para ilustrar, de forma mais clara, aspectos presentes na narrativa e na linguagem dessas produções midiáticas.
Palavras-chave: Televisão
Identidade cultural
Público infantil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACHADO, Carolina da Costa Monteiro. A construção de valores e identidades no universo infantil na televisão brasileira. 2011. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMonteiro.pdf857.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.