Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3734
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Divulgação científica e educação: como usar a comunicação social para ensinar ciências
Author(s)/Inventor(s): Silva, Lucas Conrado
Advisor: Braga, William Dias
Abstract: Discute a importância da divulgação científica e seu papel educacional, na formação de cidadãos mais conscientes e profissionais mais preparados para a sociedade cada vez mais tecnológica. Em seguida, faz um histórico da divulgação científica na Europa, Estados Unidos e Brasil, contextualizando a análise que será desenvolvida. Então, entra em seu foco principal: a importância da divulgação científica para o público infantil, analisando como ela deve ser feita em seus mais diversos aspectos, tais como linguagem, utilização na sala de aula e desenvolvimento de jogos e atividades lúdicas. A partir disso, é feita uma análise da revista “Ciência Hoje das Crianças”, mostrando como a única publicação brasileira totalmente pensada para a divulgação científica para o público infantil realiza seu trabalho, desde 1986.
Keywords: Comunicação social
Divulgação científica
Ensino de ciências
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Feb-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Lucas Conrado. Divulgação científica e educação: como usar a comunicação social para ensinar ciências. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSilva.pdf572.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.