Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/375
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Denilson Lopes-
dc.contributor.authorPenna, Julia Parucker Araujo-
dc.date.accessioned2016-05-18T19:02:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:34Z-
dc.date.issued2009-07-06-
dc.identifier.citationPENNA, Julia Parucker Araujo. Percepções sobre o vazio na obra do cineasta Zen, Yasujiro Ozu, a partir do filme Pai e Filha (Banshun, 1949). 2009. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/375-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectImagem e tempopt_BR
dc.subjectAspectualizaçãopt_BR
dc.subjectProdução audiovisualpt_BR
dc.titlePercepções sobre o vazio na obra do cineasta zen, Yasujiro Ozu: a partir do filme Pai e Filha: Banshun, 1949pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9933539110710810pt_BR
dc.contributor.referee1Parente, Andre de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4910770400206109pt_BR
dc.contributor.referee2Lins, Consuelo da Luz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6656585766641643pt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, Fátima Sobral-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6378629974313895pt_BR
dc.description.resumoSistematização da análise dos planos vazios na obra do cineasta japonês, Yasujiro Ozu. A partir da definição de imagem-tempo e de seus signos, por Gilles Deleuze, procura-se embasar a descrição dos planos vazios de personagens nos filmes de Ozu. Eles são classificados em espaços vazios, paisagens e naturezas-mortas, objetos, que recebem grande importância na narrativa, chegando a durar 10 segundos na tela. Justamente essa presença não-humana e imotivada, propicia a busca por significados pelo espectador. São imagens que criam ambiguidades, deslocamentos e suspendem o fluxo de continuidade da narrativa. Para ilustrar a análise, utiliza-se o filme Pai e Filha (Banshun, 1949). Observa-se, nesse filme, a quantidade de planos vazios e analisa-se os que melhor ilustram as repetições e diferenças de composição e de função entre eles. Como, por exemplo, elipses temporais, além dos efeitos gerados por eles nas percepções do expectador, como espaços para a reflexão e interiorização das transformações na cena e para a liberação de suas emoções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_JULIA_PENNA.pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.