Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/375
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Denilson Lopes | - |
dc.contributor.author | Penna, Julia Parucker Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-18T19:02:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:34Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-06 | - |
dc.identifier.citation | PENNA, Julia Parucker Araujo. Percepções sobre o vazio na obra do cineasta Zen, Yasujiro Ozu, a partir do filme Pai e Filha (Banshun, 1949). 2009. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/375 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Imagem e tempo | pt_BR |
dc.subject | Aspectualização | pt_BR |
dc.subject | Produção audiovisual | pt_BR |
dc.title | Percepções sobre o vazio na obra do cineasta zen, Yasujiro Ozu: a partir do filme Pai e Filha: Banshun, 1949 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9933539110710810 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Parente, Andre de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4910770400206109 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lins, Consuelo da Luz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6656585766641643 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Fátima Sobral | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 | pt_BR |
dc.description.resumo | Sistematização da análise dos planos vazios na obra do cineasta japonês, Yasujiro Ozu. A partir da definição de imagem-tempo e de seus signos, por Gilles Deleuze, procura-se embasar a descrição dos planos vazios de personagens nos filmes de Ozu. Eles são classificados em espaços vazios, paisagens e naturezas-mortas, objetos, que recebem grande importância na narrativa, chegando a durar 10 segundos na tela. Justamente essa presença não-humana e imotivada, propicia a busca por significados pelo espectador. São imagens que criam ambiguidades, deslocamentos e suspendem o fluxo de continuidade da narrativa. Para ilustrar a análise, utiliza-se o filme Pai e Filha (Banshun, 1949). Observa-se, nesse filme, a quantidade de planos vazios e analisa-se os que melhor ilustram as repetições e diferenças de composição e de função entre eles. Como, por exemplo, elipses temporais, além dos efeitos gerados por eles nas percepções do expectador, como espaços para a reflexão e interiorização das transformações na cena e para a liberação de suas emoções. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA_JULIA_PENNA.pdf | 4.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.