Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3840
Tipo: Dissertação
Título: A arte de Antônio Teles, escravo e mestre pintor setecentista, no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The art of Antonio Teles, slave and master painter eighteenth century, in the Monastery of Sainct Benedict of Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Fragoso, Victor Murilo Maia
Orientador: Souza, Maria Beatriz de Mello e
Coorientador: Terra, Carlos Gonçalves
Resumo: Herdeira da cultura judaica, que tem por Revelação a Palavra, a espiritualidade cristã, não sem hesitações, acabou adotando e desenvolvendo a imagem como subsídio pedagógico catequético. É nesse contexto que o presente trabalho analisa a obra do escravo mestre pintor setecentista, partindo de uma visão geral da Ordem Beneditina, limitando, gradativamente, o assunto até chegar à obra do artista, sem, no entanto, esquecer seu contexto vital, que é a espiritualidade beneditina vivida na Congregação Beneditina do Brasil. Não obstante registros históricos da atuação de Antônio Teles na policromia de 16 esculturas em madeira, executadas por outros artistas ao longo do século XVIII, para a ornamentação da Igreja Abacial de Nossa Senhora do Monserrate do Rio de Janeiro, a presente pesquisa culmina com a análise iconográfica de dois desenhos a bico de pena, assinados pelo escravo mestre pintor.
Resumo : Heir of Jewish culture, in which is the Word Revelation, Christian spirituality, not without hesitation, adopetd and developed images, as catechetic instruments. ln this context, this paper analyzes the work of eighteenth-century slave master painter, starting with an overview of the Benedictine Order, limiting, gradually, the matter until the artist's work, but without forgetting its context, which is spirituality Benedictine lived in the Benedictine Congregation of Brazil. Despite the historical record of the performance of Antonio Teles in 16 polychrome on wood sculptures, performed by other artists throughout the eighteenth century, for the ornamentation of Abbey Church Our Lady of Monserrate do Rio de Janeiro, this culminates with the iconographic analysis two pen design drawings, signed by the slave master painter.
Palavras-chave: Século XVIII
Ordens religiosas
Pintores
Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
Escravos
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Departamento: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3840
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