Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3873
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Visão e percepção: a transformação do observador e de suas formas de perceber o mundo
Author(s)/Inventor(s): Santos, Juliana Mattos dos
Advisor: Ferraz, Maria Cristina Franco
Abstract: Explora a evolução do observador diante das imagens do mundo e procura explicitar a necessidade da observação para a construção do conhecimento através do refinamento da percepção. Com base nos estudos de Jonathan Crary e Henri Bergson, são citados e explicados alguns conceitos importantes no que tange às necessidades de perceber melhor o mundo para obter maior capacidade de agir sobre ele, a saber: o corpo, a atenção e o tempo. Neste trabalho, como exemplo de oportunidade de reflexão em um momento de fluxos intensamente dinâmicos e hiperestímulos capturadores de atenção, é analisado o longa-metragem “O Som Ao Redor”, de Kleber Mendonça, que propõe um cinema inserido em uma temporalidade, mobilizando dinâmicas de captura de atenção divergente das existentes nos filmes do cinema adrenalina. Tais dinâmicas inseridas no filme apostam na possibilidade de um espectador reflexivo e não autômato, capaz de perceber e produzir suas próprias ideias.
Keywords: Processo de comunicação
Estímulos
Público
Recepção
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Jul-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Juliana Mattos dos. Visão e percepção: a transformação do observador e de suas formas de perceber o mundo. 2013. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSantos.pdf361.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.