Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4186
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças
Autor(es)/Inventor(es): Viana, Andrea Gorfin
Tutor: Moura, Ana Paula Abreu
Resumen: Apresenta um estudo sobre as contribuições da música para o processo de ensino-aprendizagem e traz como objetivo investigar como a música pode atuar como facilitadora no processo de aprendizagem durante a alfabetização das crianças. Para a construção do trabalho utilizamos como opção metodológica o estudo bibliográfico, dialogando com autores que falam sobre o processo de alfabetização no Brasil como Soares (2001), Carvalho (2005) e Mortatti (2012), além de autores que relatam os benefícios da música para o ser humano como Bréscia (2003) e Weigel (1988). Traz ainda autores que mencionam a importância do trabalho com a música para o desenvolvimento integral da criança, auxiliando de diversas formas a aprendizagem como Barreto e Chiarelli (2011), Barreto (2000), Mársico (1982), Avellar (1995) e Lima (2003). Ao analisarmos os trabalhos dos autores citados, concluímos que a música pode trazer inúmeras contribuições, auxiliando o desenvolvimento de habilidades necessárias para o processo da alfabetização e se apresentando como um elemento de motivação e interesse para que este processo ocorra de forma mais agradável para as crianças e professores. Pretendemos, com este estudo, contribuir para que a alfabetização em nosso país possa ocorrer de forma mais fácil e interessante para nossos alunos, diminuindo as dificuldades que costumam surgir durante esta etapa fundamental para a vida letrada de nossas crianças.
Materia: Educação infantil
Música
Alfabetização
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: oct-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : VIANA, Andrea Gorfin. A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AViana.pdf344.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.