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dc.contributor.advisorAmaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.authorNunes, Daniele Espadete-
dc.date.accessioned2018-07-03T23:10:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:48Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.citationNUNES, Daniele Espadete. O lugar de formação do gestor escolar no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4210-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração da educaçãopt_BR
dc.subjectOrganização escolarpt_BR
dc.subjectGestão democrática de educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO lugar de formação do gestor escolar no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4763703869569847pt_BR
dc.contributor.referee1Fernández, Silvina Julia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4031711541635511pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2318228682748090pt_BR
dc.description.resumoInvestiga a formação inicial dos gestores escolares no curso de Pedagogia da UFRJ. Teve como objetivos específicos investigar as concepções acerca da gestão escolar e democrática presentes no projeto pedagógico do curso e nas disciplinas oferecidas no âmbito da formação do gestor escolar e, ainda, investigar as concepções dos professores formadores que atuam no curso de Pedagogia no setor de gestão e avaliação dos sistemas educacionais sobre a identidade e formação do pedagogo para a gestão escolar. A partir do exposto, a proposta que norteou este estudo integra-se à linha de pesquisa Políticas e Instituições Educacionais incorporando as políticas de formação inicial dos profissionais da educação. Inicialmente, os procedimentos metodológicos utilizados incluíram análise documental, revisão de literatura sobre a formação do pedagogo no Brasil e na UFRJ e, no contexto dessa formação, o lugar da formação para gestão escolar. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas com 4 professores do curso que atuam na área de gestão além da coordenadora do curso. Teve como suporte teórico as ponderações de Araújo (2010); Cury (2008); Libâneo (2006); Souza (2006) e Souza e Gouveia (2010) Gatti e Barreto (2009). Concluiu-se que a formação para a gestão escolar é secundarizada no curso uma vez que ocurso enfatiza a docência como mais importante. A pesquisa sugere a ampliação da discussão sobre a formação para a gestão escolar no currículo e maior autonomia para que os discentes possam fazer escolhas acerca do seu percurso acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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