Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4210
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O lugar de formação do gestor escolar no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Nunes, Daniele Espadete
Tutor: Amaral, Daniela Patti do
Resumen: Investiga a formação inicial dos gestores escolares no curso de Pedagogia da UFRJ. Teve como objetivos específicos investigar as concepções acerca da gestão escolar e democrática presentes no projeto pedagógico do curso e nas disciplinas oferecidas no âmbito da formação do gestor escolar e, ainda, investigar as concepções dos professores formadores que atuam no curso de Pedagogia no setor de gestão e avaliação dos sistemas educacionais sobre a identidade e formação do pedagogo para a gestão escolar. A partir do exposto, a proposta que norteou este estudo integra-se à linha de pesquisa Políticas e Instituições Educacionais incorporando as políticas de formação inicial dos profissionais da educação. Inicialmente, os procedimentos metodológicos utilizados incluíram análise documental, revisão de literatura sobre a formação do pedagogo no Brasil e na UFRJ e, no contexto dessa formação, o lugar da formação para gestão escolar. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas com 4 professores do curso que atuam na área de gestão além da coordenadora do curso. Teve como suporte teórico as ponderações de Araújo (2010); Cury (2008); Libâneo (2006); Souza (2006) e Souza e Gouveia (2010) Gatti e Barreto (2009). Concluiu-se que a formação para a gestão escolar é secundarizada no curso uma vez que ocurso enfatiza a docência como mais importante. A pesquisa sugere a ampliação da discussão sobre a formação para a gestão escolar no currículo e maior autonomia para que os discentes possam fazer escolhas acerca do seu percurso acadêmico.
Materia: Administração da educação
Organização escolar
Gestão democrática de educação
Formação de professores
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NUNES, Daniele Espadete. O lugar de formação do gestor escolar no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DENunes.pdf825.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.