Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4220
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Além do entretenimento: uma análise dos jogos de redes sociais como ferramenta de mobilização
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Camila Paula Bezerra
Tutor: Strozenberg, Ilana
Resumen: Busca compreender a utilização dos jogos sociais, entendidos como jogos cujas plataformas são as redes sociais, como uma ferramenta estratégica de comunicação voltada para a mobilização social. Discute como se constrói a conjugação entre a mensagem que se quer transmitir, a estrutura mecânica e discursiva do jogo eletrônico e os caminhos usados para atrair a atenção do usuário da internet, indivíduo cada vez mais difícil de cativar. Com base nas ideias de André Lemos, Rebeca Recuero e Daniel Miller, foi realizado um estudo de caso de um jogo com objetivos humanitários voltado para o combate à violência contra mulheres, cuja plataforma é o Facebook: o Half The Sky. Através deste jogo específico se analisou a condição de eficácia da utilização dos jogos eletrônicos com objetivos que vão para além do puro entretenimento, como uma plataforma voltada para a mobilização e engajamento de seus usuários em função de uma causa que se pretende defender.
Materia: Redes sociais
Jogos eletrônicos
Participação comunitária
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-dic-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Camila Paula Bezerra. Além do entretenimento: uma análise dos jogos de redes sociais como ferramenta de mobilização. 2013. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CSilva.pdf990.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.