Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4293
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Hashtags protesto e imprensa: o desafio da cobertura jornalística na era pós-mídia
Author(s)/Inventor(s): Neves, Alyne Bittencourt de Macedo
Advisor: Pinheiro, Marta de Araújo
Abstract: Análise sobre como a imprensa usa o serviço de mensagens do Twitter como fonte na produção de matérias dentro do contexto de convergência das mídias. O foco será a cobertura dos protestos de junho no Brasil feita pelo jornal de maior circulação no Rio de Janeiro, “O Globo”, com ênfase no uso das hashtags para indexar os conteúdos – uso feito tanto por quem está na rua, como pelos repórteres. O objetivo é compreender como a as empresas da imprensa tradicional lidam com os desafios característicos destes eventos da era pós-mídia, que se medeiam independentemente, que são múltiplos, sem líderes e que estão constantemente conectados – fato que produz uma enorme quantidade de material que pode ser utilizado pelo jornal, pela televisão e pelo rádio, mas que obriga o repórter a lidar com a questão da confiabilidade da fonte.
Keywords: Redes sociais
Jornalismo digital
Manifestações de rua
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NEVES, Alyne Bittencourt de Macedo. Hashtags protesto e imprensa: o desafio da cobertura jornalística na era pós mídia. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABMNeves.pdf710.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.