Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/487
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFeijó, Mário-
dc.contributor.authorLuz, Luana Pereira-
dc.date.accessioned2016-06-15T19:58:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:40Z-
dc.date.issued2009-12-16-
dc.identifier.citationLUZ, Luana Pereira. Mulheres e leitura no Rio de Janeiro do século XIX: um estudo de caso de A Estação. 2009. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/487-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução editorialpt_BR
dc.subjectJornal localpt_BR
dc.subjectJornal femininopt_BR
dc.titleMulheres e leitura no rio de janeiro do século xix: um estudo de caso de a estação (1888)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Cristiane Henriques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145pt_BR
dc.contributor.referee2Travancas, Isabel Siqueira-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco os jornais produzidos para mulheres no Rio de Janeiro do século XIX, baseada no estudo de caso de um dos periódicos femininos mais famosos da época: A Estação. O objetivo é mostrar como ocorreu a ascensão da mulher brasileira como leitora: a conjunção de fatores econômicos, sociais, culturais e políticos relacionados com o trabalho de editores empreendedores que se arriscaram nessa nova vertente de publicações. Além de tentar desvendar as estratégias editoriais, os mecanismos de formação do hábito de leitura e o perfil de leitora (e mulher) que era “vendido” por esses veículos. Esta investigação também se propõe a colaborar com os estudos sobre jornais femininos, cuja uma das, se não a maior, pesquisadora é Dulcília Buitoni. Outras fontes de pesquisa foram o trabalho sobre história do livro no Brasil realizado por Hallewell; os livros sobre Educação de Lajolo e Zilberman; as pesquisas sobre gênero e feminismo de Goldenberg; e os relatórios de pesquisa de Monteiro e Moreira sobre os jornais A Estação e Jornal das Famílias. Por meio deste trabalho foi possível descobrir que a introdução da mulher entre os leitores teve a contribuição da ascensão da burguesia; da produção em massa de produtos culturais; da vinda da Corte para o Rio de Janeiro; do avanço das comunicações e do desenvolvimento das técnicas de impressão; e da necessidade de se controlar a mulher por meio do que esta lia. Em suma, por trás da feitura de singelos jornais para mulheres havia uma rede de interesses comerciais, políticos e sociais que contrastam com a forma como os veículos de comunicação para mulheres são encarados até hoje: como produtos bobos e descompromissados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPLuz.pdf4.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.