Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5035
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Inovação nos serviços intensivos em conhecimento
Autor(es)/Inventor(es): Lyra, Gustavo Moreira
Tutor: Tigre, Paulo Bastos
Resumen: O setor de serviços é, atualmente, aquele com maior participação no PIB e nos empregos na maioria dos países, principalmente os de alta renda. Apesar disso, a inovação em serviços ainda era pouco estudada, por conta da visão negativa associada ao setor. Essa monografia procura analisar o debate teórico sobre inovação em serviços, destacando as diferentes tipologias e modelos de análise de inovação no setor, além de avaliar os impactos que a inovação traz para o número de empregados das firmas inovadoras. São examinados os segmentos mais dinâmicos dentro do setor - os serviços intensivos em conhecimento (ligados à engenharia, arquitetura, telecomunicações e informática) – levando em consideração suas capacidades difusoras de conhecimento e alta qualificação de pessoal, características essenciais para a inovação não apenas em serviços, mas para todos os setores. Por fim, é feita uma análise das estatísticas de inovação em SICs da PINTEC, avaliando itens como impactos da inovação, obstáculos, principais atividades inovativas, além das inovações organizacionais e de marketing, formando um conceito mais amplo de inovação.
Materia: Setor de serviços
Inovação
Serviços intensivos em conhecimento
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Inovação nos Serviços Intensivos em Conhecimento.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.