Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5053
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação de empresas: um estudo de caso da empresa Saraiva
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Clarissa Martins da Serra Vilela
Orientador: Oliveira, Marco Antonio Cunha de
Resumo: A avaliação de empresas é um tema muito discutido atualmente e de extrema importância, tanto para investidores individuais quanto para as empresas. Ambos objetivam pagar um valor justo pelos investimentos que estão fazendo, e, neste caso, faz-se essencial a avaliação do valor da empresa e a comparação deste com o valor de mercado da mesma. O presente trabalho irá apresentar três dos métodos utilizados para realizar a avaliação de empresas: o de Fluxo de caixa descontado, o de Múltiplos e o de Opções reais. Como, de acordo com pesquisas, o método de fluxo de caixa descontado é o mais utilizado por profissionais de investimento, esta será a metodologia utilizada para o estudo de caso a ser apresentado neste trabalho. O objetivo do estudo de caso será avaliar a editora e livraria Saraiva, determinando o valor justo da mesma e, posteriormente, verificando se o valor obtido é coerente com o preço de mercado.
Palavras-chave: Livrarias
Avaliação de empresas
Fluxo de caixa
Preço de ações
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMSVPinto.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.