Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5081
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Método control self assessment (csa) para identificação e avaliação de riscos operacionais: estudo de caso do BNDES
Autor(es)/Inventor(es): Simões, Rachel da Costa
Tutor: Oliveira, Marco Antonio Cunha de
Resumen: O aumento da complexidade do setor bancário, decorrente da desregulamentação e da globalização dos serviços prestados pelo setor, adicionado ao aumento da sofisticação da tecnologia financeira são fatores que aumentaram a exposição ao risco operacional, ocasionando maiores probabilidades de falhas e até mesmo fraudes. O Acordo de Basiléia II, emitido pelo BIS em 2004, surgiu como uma resposta a este cenário, apresentando uma série de boas práticas relacionadas à gestão de risco operacional no sistema financeiro mundial. Tais práticas foram incorporadas pelos órgãos reguladores dos países, com força legal, de sanção. No Brasil, foi emitida uma série de normativos visando ao atendimento de Basiléia II. Dentre eles, encontra-se a Resolução CMN No 3.380/06 do Banco Central do Brasil (BACEN) que determina, dentre outros assuntos, que o sistema bancário deve ser capaz de identificar, avaliar, monitorar, controlar e mitigar os riscos operacionais. Com isso, as instituições devem desenvolver e aplicar ferramentas que satisfaçam essa obrigatoriedade do BACEN e, além disso, possam sobreviver diante das novas características do setor bancário. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a ferramenta Control Self Assessment (CSA), a ferramenta de auto-avaliação mais utilizada pelas instituições financeiras para identificar e avaliar riscos operacionais. Para exemplificar a utilização desta ferramenta, é utilizado o estudo de caso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Como resultado, tem-se uma aplicação prática da ferramenta, bem como os principais aspectos que fizeram do CSA, aplicada na metodologia de identificação e avaliação de riscos desenvolvida pelo Banco, um exemplo de boa prática na gestão de risco operacional.
Materia: Control Self Assessment
Resolução CMN No 3.380/06
Risco operacional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RCSimões.pdf959.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.