Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/558
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As adaptações literárias de clássicos para jovens leitores: o caso da Editora Abril
Autor(es)/Inventor(es): Neres, Gregory Oliveira
Orientador: Feijó, Mário
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de estudar as adaptações literárias de clássicos para jovens leitores, levando em consideração a sua importância para a formação de leitores. Observa-se uma recorrente transcendência de linguagens e adaptações das mesmas aos diferentes públicos e mídias (impressa para audiovisual e vice-versa, por exemplo), revelando a importância da busca pela compreensão do processo de produção dessas adaptações a respeito das suas linguagens e respectiva apresentação editorial. Neste processo, o leitor exerce um grande papel de influência na concepção do produto final do livro, bem como as suas adaptações, motivo pelo qual também é objeto de estudo neste trabalho. Este trabalho realiza um estudo de caso comparativo entre as coleções Clássicos da Literatura Juvenil, lançada entre 1971 e 1973 em cinquenta volumes pela Editora Abril, e O Prazer da Leitura, lançada pela mesma editora em 2012. Obras adaptadas de ambas as coleções, totalizando dois volumes – O último dos moicanos e Beleza Negra –, serão comparadas a fim de estudar as características que diferenciam as antigas edições das mais recentes. O atual trabalho busca entender o processo de adaptação e ampliar as suas possibilidades de discussão, levando em consideração a sociedade contemporânea em que se tem intensificado os atos efêmeros e a instantaneidade das sensações, os quais podem provocar o desestímulo à leitura. Esta, por sua vez, desempenha sua função a fim de formar cidadãos críticos e capazes de viver coletivamente.
Palavras-chave: Adaptação (Literatura)
Formação de leitores
Editora abril
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Mai-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NERES, Gregory Oliveira. As adaptações literárias de clássicos para jovens leitores: o caso da editora abril. 2014. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014
URI: http://hdl.handle.net/11422/558
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GNeres.pdf864,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.