Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/569
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A fogueira digital: um estudo de caso do projeto colaborativo A calendar of tales
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Thaís Leitão
Tutor: Feijó, Mário
Resumen: O trabalho analisa a transposição da narrativa no contexto das culturas orais para o atual panorama de produção colaborativa e digital, utilizando como objeto de estudo o projeto A Calendar of Tales, desenvolvido a partir de uma parceria entre a empresa de tecnologia BlackBerry, o autor Neil Gaiman e sua comunidade de fãs presentes nas redes sociais. Com o objetivo de comparar a produção de narrativas orais colaborativas às atuais formas de produção de conteúdo em rede, fez-se uma linha do tempo das influências externas na narrativa, como a mudança nos suportes e nos conceitos de autoria, e do afastamento e reaproximação da colaboratividade nas formas de narrar. Analisando as semelhanças e as divergências entre formas orais e digitais de se contar uma história, além das novas possibilidades trazidas pelos diferentes suportes, concluiu-se que a produção narrativa colaborativa digital traz em sua essência uma bagagem das formas orais de narração, apesar da inovação de suas formas de apresentação.
Materia: Narrativa
Leitura
Literatura inglesa
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 27-may-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LIMA, Thaís Leitão. A fogueira digital: um estudo de caso do projeto colaborativo a calendar of tales. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Produção editorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TLima.pdf422.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.