Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5792
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo popular e comunitário: uma análise comparativa da cobertura do Extra e O Cidadão da violência no Complexo da Maré
Autor(es)/Inventor(es): Leite, Luisa de Carvalho
Orientador: Sodré, Muniz
Resumo: Questiona se os segmentos do jornalismo popular e comunitário cumprem com seu papel de transmitir a sociedade informações essenciais para que o indivíduo se torne consciente de decisões políticas e possa exercer seu direito a cidadania. Para fazer tal questionamento, analiso notícias sobre o episódio de violência no complexo de favelas da Maré, quando uma ação realizada por 400 policiais do Batalhão de Operações Especiais terminou com a morte de dez pessoas. Procuro desconstruir a ideia de que existe imparcialidade no jornalismo, demonstrando como uma visão distanciada e preconceituosa de um local marginalizado acaba não questionando uma política de segurança pública desastrosa, influenciando a opinião pública.
Palavras-chave: Violência urbana
Jornalismo comunitário
Complexo da Maré (Rio de Janeiro, Brasil)
Linguagem jornalística
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jun-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEITE, Luisa de Carvalho. Jornalismo popular e comunitário: Uma análise comparativa da cobertura do Extra e O Cidadão da violência no Complexo da Maré. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLeite.pdf284.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.