Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/581
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Propaganda ideológica no cinema: análise comparativa dos filmes um homem com uma câmera, de Dziga Vertov, e o triunfo da vontade, de Leni Rifenstahl
Author(s)/Inventor(s): Nogueira, Renata Negrelly
Advisor: Lins, Consuelo
Abstract: Estudo da manifestação da propaganda ideológica no cinema, tendo por base a análise comparativa dos filmes Um homem com uma câmera (1929), de Dziga Vertov, e O triunfo da vontade (1935), de Leni Riefenstahl. A partir de exame detalhado dos filmes em si e da leitura crítica de material sobre eles, é desenvolvido um estudo acerca de seus pontos de convergência e de divergência, enquanto material de propaganda, em termos de temática, de linguagem e de abordagem do espectador. Procura-se apontar a reflexão acerca das propriedades do cinema enquanto mídia para propaganda e do papel da arte como instrumento da política, considerando-se o contexto em que foram produzidos os filmes (sendo um de orientação ideológica socialista e o outro nazista).
Keywords: Propaganda ideológica
Mídia
Orientação ideológica nazista
Orientação ideológica socialista
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Nov-2004
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NOGUEIRA, Renata Negrelly. Propaganda ideológica no cinema: análise comparativa dos filmes um homem com uma câmera, de Dziga Vertov, e o triunfo da vontade, de Leni Riefenstahl. 2004. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RNogueira.pdf453.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.