Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/614
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A dimensão "cultura de marca" como diferencial competitivo da comunicação na era da globalização: o caso da Linha Ekos da natura na França entre abril de 2005 e abril de 2006
Autor(es)/Inventor(es): Araujo, Luciana Velloso de Souza
Orientador: Gallotti, Luiz Solon Gonçalves
Resumo: O trabalho trata do conceito “cultura de marca” tal como conceituado pelo publicitário francês Jean-Nöel Kapferer como uma das seis dimensões do que chama o prisma da identidade das marcas. O objetivo é investigar como a dimensão “cultura de marca” pode funcionar como diferencial competitivo para as empresas no atual ambiente globalizado. Isto é, um contexto em que diferentes culturas são colocadas em justaposição / colisão, fazendo com que os indivíduos tenham que organizar e lidar com um quadro de diversidade. Discute-se, então, como a percepção da cultura – ou melhor, das culturas – de um dado país de origem de determinado produto pode contribuir para seu sucesso ou seu fracasso na dura competição global. O foco da pesquisa é a marca brasileira. O trabalho apresenta um estudo de caso da linha de produtos Ekos da Natura, marca de origem brasileira do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (no critério de classificação ABIHPEC), na França durante um ano, entre abril de 2005 e abril de 2006. A pesquisa foi feita a partir de informações coletadas em fontes secundárias. O caso “Ekos” da Natura permite verificar que a dimensão “cultura de marca” da Natura – as peculiaridades da cultura brasileira que permeiam a identidade da marca – pôde ser usada, aproveitada e explorada como um diferencial competitivo no mercado estudado, o que pode sinalizar, eventualmente, uma oportunidade para que outras empresas brasileiras nesse segmento também explorem a chamada “imagem do país de origem”.
Palavras-chave: Publicidade
Marca de produtos
Globalização
Natura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Jul-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARAUJO, Luciana Velloso de Souza. A dimensão “cultura de marca” como diferencial competitivo da comunicação na era da globalização: o caso da Linha Ekos da Natura na França entre abril de 2005 e abril de 2006. 2006. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/614
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAraujo.pdf816,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.