Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/615
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A expressão da identidade pelo consumo: All Star Life Style vs Nike Shox é pra poucos
Autor(es)/Inventor(es): Limoeiro, Vinicius Chaves
Orientador: Freire Filho, Joao Batista de Macedo
Resumo: O estudo analisa a forma como duas tribos pós-modernas utilizam os tênis Nike Shox e All Star para expressar suas identidades e estilos de vida. Desvenda-se a maneira como os significados dos bens são construídos, apropriados e moldados por diversos discursos (não apenas pelo publicitário). A partir de referenciais sobre cultura do consumo e marketing contemporâneo é vista como a organização social pós-moderna baseia-se em diversos grupos afetivos, inspirados principalmente pelo consumo. As mudanças na forma de organização social modificam a mecânica das relações de consumo e obrigam as pesquisas de mercado a terem um novo direcionamento em suas técnicas. Agora as pesquisas precisam descobrir qual é o poder de ligação que uma marca pode oferecer a determinados grupos dentro de contextos sub-culturais com valores específicos. Para conhecer as tribos pós-modernas que utilizam os tênis será apresentada uma das mais modernas técnicas de pesquisa de mercado, a Etnografia Digital.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Marca de produtos
Identidade
Consumo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 23-Jun-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMOEIRO, Vinicius Chaves. A expressão da identidade pelo consumo: all star life style vs nike shox é pra poucos. 2006. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/615
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VLimoeiro.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.