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dc.contributor.advisorSá, Vinícius Gusmão Pereira de-
dc.contributor.authorAraújo, Carlos Sérgio de Paiva-
dc.contributor.authorMartins, Luan Cerqueira-
dc.date.accessioned2019-02-08T17:48:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:48Z-
dc.date.issued2019-01-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6442-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectLatência de respostapt_BR
dc.subjectSistemas distribuídospt_BR
dc.titleTécnicas de compensação de latência em jogos multijogadores, conectados e síncronospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1507369025671110pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1502244071961796pt_BR
dc.contributor.referee1Bornstein, Claudson Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6406237838495230pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Valeria Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6948667770415330pt_BR
dc.description.resumoO nível de qualidade da experiência conectada em jogos multijogador cresce continuamente na indústria de jogos. Uma má partida devido a conexão fraca pode ser a diferença entre mais uma compra ou instalação de um jogo. Com isso em mente, pessoas desenvolvedoras de jogos se esforçam para fazer a experiência a melhor possível independente da conexão. Esse nível de exigência está presente em todos os possíveis gêneros e estilos de jogos. Se tem um modo multijogador conectado, quanto mais parecer que não se está jogando pela internet, melhor. Há várias técnicas e modelos arquiteturais que permitem o alcance desse objetivo. O principal objetivo é “diminuir a distância” entre jogadores, diminuindo o impacto da latência no jogo, também conhecida como lag. Latência descreve o tempo para que uma mensagem entre uma pessoa jogando chegue a outra (ou a um servidor), normalmente medida em milissegundos. Desenvolvemos um jogo básico que utiliza algumas dessas ferramentas para ilustrar os princípios por trás de técnicas de compensação da latência e como essas afetam a percepção de um jogo por quem está segurando o controle.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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