Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6479
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Olhar do licenciando sobre os projetos de educação ambiental desenvolvidos em uma escola do ensino médio do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Louzada, Natasha Veiga
Advisor: Teixeira, Viviane Gomes
Abstract: Um dos maiores desafios da humanidade é deter a ameaça ao equilíbrio ambiental. A consciência ambiental deve ser trabalhada nas escolas segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os quais associam a Educação Ambiental (EA) ao tema transversal Meio Ambiente. Neste trabalho foi feito um breve levantamento sobre o histórico da EA, bem como sua introdução no contexto do ensino médio, através da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A metodologia deste trabalho foi fundamentada no uso de questionários, os quais foram aplicados em uma escola pública selecionada para ser o objeto de estudo da abrangência da educação ambiental. Em vista dos resultados obtidos, a equipe pedagógica, os representantes da classe dos docentes e os alunos selecionados responderam satisfatoriamente ao estudo, uma vez que a maioria dos interessados reconheceu um aumento na conscientização ambiental nos alunos, conforme objetivo proposto pelo corpo docente.
Keywords: Educação ambiental
Ensino de química
Meio ambiente
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Aug-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natasha Veiga Louzada.pdf729.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.