Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6479
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Olhar do licenciando sobre os projetos de educação ambiental desenvolvidos em uma escola do ensino médio do Rio de Janeiro |
| Author(s)/Inventor(s): | Louzada, Natasha Veiga |
| Advisor: | Teixeira, Viviane Gomes |
| Abstract: | Um dos maiores desafios da humanidade é deter a ameaça ao equilíbrio ambiental. A consciência ambiental deve ser trabalhada nas escolas segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os quais associam a Educação Ambiental (EA) ao tema transversal Meio Ambiente. Neste trabalho foi feito um breve levantamento sobre o histórico da EA, bem como sua introdução no contexto do ensino médio, através da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A metodologia deste trabalho foi fundamentada no uso de questionários, os quais foram aplicados em uma escola pública selecionada para ser o objeto de estudo da abrangência da educação ambiental. Em vista dos resultados obtidos, a equipe pedagógica, os representantes da classe dos docentes e os alunos selecionados responderam satisfatoriamente ao estudo, uma vez que a maioria dos interessados reconheceu um aumento na conscientização ambiental nos alunos, conforme objetivo proposto pelo corpo docente. |
| Keywords: | Educação ambiental Ensino de química Meio ambiente |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 21-Aug-2013 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Natasha Veiga Louzada.pdf | 729.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.