Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6502
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Engajamento juvenil e influenciadores digitais no youtube Brasil: um estudo de caso sobre o vídeo “entenda a guerra na Síria de um jeito muito simples!” |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Marcos Vinícius Neto da |
| Advisor: | Campos, Milton Nunes |
| Abstract: | Este trabalho tem como objetivo compreender as relações entre a juventude e os chamados “influenciadores digitais”, com foco em vídeos criados para o YouTube. O quadro teórico articula diferentes noções de “juventude” a partir de um leque de abordagens sociológicas e comunicativas tais como aquelas relacionadas com “cultura participativa” de Henry Jenkins e “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman, com o intuito de interpretar como o vídeo “Entenda a Guerra na Síria de um jeito MUITO SIMPLES!”, do “Canal Nostalgia”, comunica com seu público. O método do estudo de caso híbrido, com contribuições de técnicas metodológicas provindas dos estudos culturais, foi aplicado. Esse estudo de caso híbrido sugere que é possível tecer noções provindas de diferentes teorias para se estudar as relações entre jovens em contextos situados, como é o caso do vídeo discutido, a fim de explorar como jovens interagem com criadores de conteúdo no YouTube. |
| Keywords: | Meios de comunicação de massa Juventude Comunicação digital Influências sociais |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
| Production unit: | Escola de Comunicação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 23-Jun-2017 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SILVA, Marcos Vinícius Neto da. Engajamento juvenil e influenciadores digitais no YouTube Brasil: um estudo de caso sobre o vídeo “entenda a guerra na Síria de um jeito muito simples! ”. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
| Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Msilva.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.