Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6502
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Engajamento juvenil e influenciadores digitais no youtube Brasil: um estudo de caso sobre o vídeo “entenda a guerra na Síria de um jeito muito simples!”
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Marcos Vinícius Neto da
Orientador: Campos, Milton Nunes
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender as relações entre a juventude e os chamados “influenciadores digitais”, com foco em vídeos criados para o YouTube. O quadro teórico articula diferentes noções de “juventude” a partir de um leque de abordagens sociológicas e comunicativas tais como aquelas relacionadas com “cultura participativa” de Henry Jenkins e “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman, com o intuito de interpretar como o vídeo “Entenda a Guerra na Síria de um jeito MUITO SIMPLES!”, do “Canal Nostalgia”, comunica com seu público. O método do estudo de caso híbrido, com contribuições de técnicas metodológicas provindas dos estudos culturais, foi aplicado. Esse estudo de caso híbrido sugere que é possível tecer noções provindas de diferentes teorias para se estudar as relações entre jovens em contextos situados, como é o caso do vídeo discutido, a fim de explorar como jovens interagem com criadores de conteúdo no YouTube.
Palavras-chave: Meios de comunicação de massa
Juventude
Comunicação digital
Influências sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 23-Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Marcos Vinícius Neto da. Engajamento juvenil e influenciadores digitais no YouTube Brasil: um estudo de caso sobre o vídeo “entenda a guerra na Síria de um jeito muito simples! ”. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Msilva.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.