Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6506
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Entraves à aprendizagem da ciência química – o docente como obstáculo epistemológico
Autor(es)/Inventor(es): Zanvettor, Caio Monteiro Akiyama
Orientador: Ribeiro, Luiz Cláudio dos Santos
Resumo: O presente estudo de caso foi desenvolvido pelo autor durante seu estágio supervisionado de Prática de Ensino de Química, realizado em uma escola pública na Cidade do Rio de Janeiro, durante o ano-letivo de 2014. À luz do racionalismo aplicado de Gaston Bachelard, dentro do qual originou-se o conceito de obstáculos epistemológicos, procurou-se identificá-los não apenas como todo e qualquer entrave e entorpecimento à aprendizagem científica, dela inseparáveis, mas também localizá-los, de maneira não usual, nas práticas docentes construídas em tradições pedagógicas resistentes e não reflexivas, o que permitiu considerar o próprio professor, ele mesmo, como obstáculo epistemológico. Estabelecidos na primazia do senso comum, espécie de zona de conforto resistente a mudanças, os obstáculos epistemológicos desenvolvem-se em proximidade com o mundo cotidiano e as experiências primeiras do homem, expressando o domínio do espírito conservador sobre o formativo. É, portanto, no enfrentamento entre as concepções prévias do aluno e o novo conhecimento – e não na acomodação – que se deve operar a mediação didática do conhecimento científico, ou seja, em território de tensões, desconfortos e deslocamentos de crenças arraigadas. Como delimitação do foco investigativo, foram escolhidas para este trabalho as aulas sobre Tabela Periódica, ministradas na primeira série do ensino médio. Tal escolha se justifica pelo fato de que, apesar de constituir-se em uma poderosa ferramenta, tanto no ensino quanto na pesquisa científica propriamente dita, identificou-se ali um território fértil ao surgimento de obstáculos epistemológicos, algo que se agrava por nele localizar-se um dos primeiros contatos formais que o aluno tem com a Química, servindo de base à edificação de inúmeros conceitos fundamentais dessa Ciência.
Palavras-chave: Tabela Periódica
Ensino de química
Obstáculo epistemológico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 20-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caio Monteiro Akiyama Zanvettor.pdf978.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.