Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6540
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Posicionamento de marca e posicionamentos da cultura inglesa: análise comparativa dos posts das páginas no facebook da cultura inglesa do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias
Author(s)/Inventor(s): Araújo, Samuel Luiz de
Advisor: Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Abstract: Estuda os diferentes posicionamentos da marca Cultura Inglesa devido à independência na comunicação de suas franquias com o público no Facebook. Como estudo de caso, nós analisamos todos os posts publicados pela página oficial da Cultura Inglesa Duque de Caxias e Cultura Inglesa RJ durante o período de matrícula, entre novembro de 2016 e março de 2017, com o objetivo de descobrir quais conteúdos são mais publicados por cada página e qual o índice de reação e interação do público com estes conteúdos. O referencial teórico deste trabalho baseia-se, principalmente, nos conceitos de posicionamento e Leis Vencedoras de Marketing desenvolvidos por Al Ries e Jack Trout (2009) e estratégias de marketing desenvolvidas por Kotler (2014). A metodologia deste trabalho seguiu-se por uma pesquisa descritiva observativa (MALHOTRA, 2012), dividida em três etapas: a primeira, por uma análise de conteúdo, a segunda, por uma análise de rastro dos dados coletados e a terceira, pela análise comparativa entre teorias e resultados da pesquisa empírica. Nós descobrimos que a Cultura Inglesa Duque de Caxias publica mais posts que falam sobre a rotina da escola e dos alunos, enquanto a Cultura Inglesa RJ, posts que buscam interagir com os usuários através de jogos, músicas, filmes e séries. Por fim, concluímos que, segundo as Leis Vencedoras de Marketing, a página oficial da Cultura Inglesa Duque de Caxias não posiciona a sua marca de forma eficaz, enquanto a página oficial da Cultura Inglesa RJ, sim.
Keywords: Propaganda
Redes sociais
Marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Jul-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAUJO, Samuel Luiz de. Posicionamento de marca e posicionamento da cultura inglesa: análise comparativa dos posts das páginas no facebook da cultura inglesa do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Saraujo.pdf3.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.