Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/658
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A representação do masculino na contemporaneidade: um estudo sobre a publicidade de cosméticos para homens
Autor(es)/Inventor(es): Miranda, Carolina Bernardo de
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: Esta monografia objetiva compreender as representações de novos sentidos de masculinidade no discurso publicitário, assim como relacioná-los a contextos socioculturais distintos. Do ponto de vista metodológico, faz um estudo comparativo dos filmes Dishevelling Dry Putty, de 2013, da linha de produtos Studio Line, da marca L’Oréal Paris – Reino Unido e Novo Clear Men Limpeza Profunda, da marca Clear, de 2013, – adaptação brasileira. Os dados sugerem que as expressões publicitárias retratam novos olhares para a representação masculina, permitindo a inscrição deste homem contemporâneo em ambientes que outrora eram exclusivos ao universo feminino como, por exemplo, o do uso de cosméticos e da preocupação com estética. Estes novos olhares retratam um homem mais vaidoso e preocupado com a sua aparência visual, embora ainda de forma muito tímida no Brasil. Em contrapartida, no Reino Unido, notamos um discurso mais aprofundado nesta questão da masculinidade: por apresentar uma cultura em que questões como beleza e moda participam há mais tempo do universo masculino, a publicidade britânica consegue desenvolver um discurso mais elaborado em relação a estas novas representações do homem metrossexual.
Palavras-chave: Discurso publicitário
Vaidade
Metrossexualidade
Publicidade britânica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MIRANDA, Carolina Bernardo de. A representação do masculino na contemporaneidade: Um estudo sobre a publicidade de cosméticos para homens. 2013. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/658
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