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dc.contributor.advisorAmaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.authorTerra, Victor do Vale-
dc.date.accessioned2019-02-22T18:11:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:43Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.citationTERRA, Victor do Valle. Representação e imagem: o Instagram como ferramenta de produção de novos sentidos. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6580-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titleRepresentação e imagem: o instagram como ferramenta de produção de novos sentidospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Justen, Janine Figueiredo de Souza-
dc.contributor.referee1Pinheiro, Marta de Araújo-
dc.contributor.referee2Lissovsky, Mauricio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8617902192670705pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender o paradigma de representação na contemporaneidade a partir da perspectiva das imagens. Se debruça sobre três grandes momentos da filosofia ocidental: Idade Clássica, Idade Moderna e Idade Contemporânea a fim de explorar relações, constâncias e rupturas existentes entre ser humano, imagem e representação. Partindo da hipótese de uma crise de representação generalizada no contemporâneo, entendemos a imagem como o elemento central dessas articulações e, para isso, tomamos a rede social Instagram como um fenômeno sintomático. Observando a estetização cotidiana e a exposição das intimidades, dinâmicas comuns dessa plataforma, a pesquisa evidencia noções de consumo, controle e espetáculo presentes no universo virtual da web e do ciberespaço, mediados por imagens em fluxo. Saindo da razão e chegando ao sensível, o percurso constata um novo modelo de comunicação emergente, baseado no afeto, no vínculo e no compartilhamento; um paradigma baseado em estratégias sensíveis de interação e socialização no qual todos são produtores, consumidores e espectadores simultaneamente. Num momento de esgotamento e esvaziamento das metanarrativas, o Instagram aparece como abertura, lugar para a construção de novos sentidos e re-apresentação dos sujeitos e da realidade que os cerca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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